sábado, 18 de fevereiro de 2012

Paisagem Sonora I



O conceito paisagem, pela carga de subjectividade que tem traduzido ao longo do tempo, tem suscitado muitas discussões dentro da Geografia, ocupando destaque juntamente com outras categorias de análise como território, espaço, lugar e região.
            As paisagens culturais, complexas na sua génese e evolução, são também de percepção complexa. A própria percepção humana limita a sua compreensão, pois dela depende a capacidade intelectual e sensorial de cada indivíduo, assim como as suas experiências passadas e os seus projectos futuros. Deste modo, a mesma paisagem pode ser percebida de modo diferente por cada indivíduo que nela actua.
            A esta percepção multifacetada e multissensorial, corresponde uma paisagem multifacetada e dinâmica, em processo de (re) construção e evolução constante. Não há duas paisagens iguais, como em uma mesma paisagem não há dois momentos iguais... Cada momento de uma paisagem é momento irrepetível no tempo e no espaço da sua existência, pois o próprio tempo se encarrega de lhe mudar a fisionomia, instante a instante (Mendonça, 1989, p. 50, cit. por Moura, 2006).
Perceber a paisagem é ser parte dela. A percepção passa a existir para o ser humano, quando este reflecte acerca das experiências obtidas através dos seus sentidos. Essa reflexão leva-o a compreender a paisagem, enquanto campo que o comporta, sendo integrante e integrado por ela. A topofilia, elo afectivo entre a pessoa e o lugar, surge quando esta passa a entender a paisagem
Há uma ciência no ver e no ler, que nem sempre se pode ou se é capaz de empreender. Pode olhar-se e não ler, pode ver-se e não se aprender nada, pode conhecer-se e não saber o quê. É preciso nascer-se dentro das próprias palavras que dão nome às coisas (Mendonça, 1989, pp. 102-103 cit. por Moura, 2006).
O som condiciona a qualidade de vida e é um elemento de afirmação de identidades. Enquanto elemento cultural, como produto da acção humana, constitui-se também como elemento da paisagem cultural. Aos sons naturais, acumulam-se os sons produzidos pela actividade humana, que ilustram sonoramente essa mesma actividade e os seus ritmos e agentes sociais.
Compreender a evolução do conceito de paisagem e a abordagem da paisagem na geografia cultural, torna-se pois essencial para analisar a importância que o som constitui no estudo e percepção da paisagem e na sua caracterização e identificação, e o papel da música e da World Music na definição de paisagens culturais e a sua territorialidade.

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